Vinhos & Enologia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vinhos & Enologia

Vinhos & Enologia
 
PortalPortal  InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Produzir "o meu" vinho

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
paulacc
Mesa
Mesa



Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/11/2008

Produzir "o meu" vinho Empty
MensagemAssunto: Produzir "o meu" vinho   Produzir "o meu" vinho Icon_minitimeQui Nov 13, 2008 4:08 pm

Ola,

Pouco ou nada sei sobre vinhos, mas ultimamente tenho me debruçado sobre a matéria, e estou a gostar bastante.
Gostava de saber como é feito o vinho, por exemplo um vinho que leva casta Baga e Touriga Nacional. Como é que faço um vinho com estas duas castas?

Talvez seja uma pergunta ridicula, mas quando se trata de principiantes `a que dar um certo valor! Wink

(Se houver algum site ou livro que me explique ou dê umas luzes, por favor digam).

Muito Obrigada
Paula
Ir para o topo Ir para baixo
Alijo
Admin
Admin



Mensagens : 34
Data de inscrição : 27/02/2008
Localização : Norte

Produzir "o meu" vinho Empty
MensagemAssunto: Re: Produzir "o meu" vinho   Produzir "o meu" vinho Icon_minitimeTer Nov 18, 2008 8:53 am

Bem-vinda ao fórum e peço desculpa por ter movido, mas penso que o tema se enquadra melhor neste local.

Cump
Ir para o topo Ir para baixo
https://vinhoseenologia.forumeiros.com
Alijo
Admin
Admin



Mensagens : 34
Data de inscrição : 27/02/2008
Localização : Norte

Produzir "o meu" vinho Empty
MensagemAssunto: Re: Produzir "o meu" vinho   Produzir "o meu" vinho Icon_minitimeTer Nov 18, 2008 9:05 am

Em relação à questão colocada, existe alguma, mas poucas publicações sobre o tema da vinificação, uma de referência mas que já está algo desactualizada é o livro "Conhecer e Trabalhar o Vinho" de Emile Peybaud.

Em relação às castas que menciona, são castas tipicas e nobres da região do Dão, que dão origem aos mais excelentes vinhos dessa mesma região.

Quanto ao fazer vinho, de uma maneira simplista e amadora, basta colher as uvas separar ob engaço da uva, esmagar e deixar que a transformação do açucar em alcool ocorra.

Para uma vinificação mais a sério serão necessários maiores cuidados e algumas condições que serão necessárias para uma fermentação e posterior estabilização sem problemas.

E é claro a ajuda de todos nós neste fórum Laughing

Cump
Ir para o topo Ir para baixo
https://vinhoseenologia.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Produzir "o meu" vinho Empty
MensagemAssunto: Re: Produzir "o meu" vinho   Produzir "o meu" vinho Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Produzir "o meu" vinho
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Vinho Base Espumante
» Vinho Branco que ficou doce
» vinho tinto em barricas novas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Vinhos & Enologia :: Enologia :: Dúvidas & Ajuda-
Ir para: