Vinhos & Enologia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vinhos & Enologia

Vinhos & Enologia
 
PortalPortal  InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Madeira ou fruta?

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
karkow
Admin
Admin



Mensagens : 49
Data de inscrição : 27/02/2008
Idade : 44
Localização : Alenquer

Madeira ou fruta? Empty
MensagemAssunto: Madeira ou fruta?   Madeira ou fruta? Icon_minitimeSeg Mar 17, 2008 7:44 am

Tenho na ideia, que o consumidor está cada vez menos favorável a vinhos com excessos.
Os vinhos muito concentrados, com grande extracção, e madeirizados parecem-me feitos para provas, tornando-se enjoativos para o consumidor que os pretende, na verdade, beber.

O consumidor regular de vinhos da gama média-alta, parece começar a preferir vinhos mais elegantes, com aromas subtis e com madeira q.b., sem marcar o aroma, muito bem incorporada.

Por outro lado, tenho assistido ao lançamento e à valorização de vinhos sem estágio em madeira, jovens e frutados.

Que opinião têm sobre o assunto?
Ir para o topo Ir para baixo
http://enologo.no.sapo.pt
Alijo
Admin
Admin



Mensagens : 34
Data de inscrição : 27/02/2008
Localização : Norte

Madeira ou fruta? Empty
MensagemAssunto: Re: Madeira ou fruta?   Madeira ou fruta? Icon_minitimeTer Mar 25, 2008 9:27 am

Na minha opinião, existe mercado para tudo.
Nos ultimos anos houve um exagero na utilização da madeira nos vinhos, em que devido à "moda", era utilizada em quase todos os tipos de vinho.
Pois bem sabemos que cada vinho é um vinho e nem todos casam com a madeira e outros nem são para casar.
Existem actualmente vinhos brancos que casam muito bem com a madeira e vêm-se já no mercado uma boa variedade de vinhos brancos que fermentaram e/ou estagiaram com a madeira.
Pessoalmente gosto de um bom casamento do vinho com a madeira, mas prefiro de longe um vinho a saber e a cheirar a vinho do que a madeira.

Salut!!
Ir para o topo Ir para baixo
https://vinhoseenologia.forumeiros.com
tmr
Mesa
Mesa



Mensagens : 14
Data de inscrição : 11/03/2009

Madeira ou fruta? Empty
MensagemAssunto: madeiras....   Madeira ou fruta? Icon_minitimeQua Mar 11, 2009 7:59 am

...


Última edição por tmr em Qua Abr 02, 2014 5:01 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Moura
Mesa
Mesa



Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/02/2008

Madeira ou fruta? Empty
MensagemAssunto: Madeira ou Fruta   Madeira ou fruta? Icon_minitimeQua Abr 01, 2009 4:13 pm

Pois é...

Na minha opinião, o consumidor moderno quer vinhos frutados sem madeira, ou entao com um toque apenas.
Uma boa alternativa ás barricas são as aduelas, as quais ja tivemos oportunidade experimentar. . O resultado foi um vinho com um aroma a especiarias, baunilha, e conservando toda a sua fruta. Realmente é um investimento que compensa.
Pena é que esse vinho ainda está na cuba á espera de ser engarrafado, uma vez que por estas bandas preferem os vinhos velhos quase a apodrecer.
Mas sem dúvida que concordo que os vinhos cheios de madeira neste momento estão um pouco fora da rota do consumidor comum.




Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Madeira ou fruta? Empty
MensagemAssunto: Re: Madeira ou fruta?   Madeira ou fruta? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Madeira ou fruta?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Vinhos Madeira Malvazia 1879 / Verdelho 1811

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Vinhos & Enologia :: Enologia :: Estágio-
Ir para: