Vinhos & Enologia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vinhos & Enologia

Vinhos & Enologia
 
PortalPortal  InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Uva americana/morangueira

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
carlitox_rm
Mesa
Mesa



Mensagens : 2
Data de inscrição : 09/09/2010

Uva americana/morangueira Empty
MensagemAssunto: Uva americana/morangueira   Uva americana/morangueira Icon_minitimeQui Set 09, 2010 8:23 am

Saudações a todos! Acabo de descobrir o fórum e queria esclarecer uma dúvida...

Todos sabemos que o cultivo de uva morangueira foi proibido devido ao facto de o vinho possuir efeitos nefastos para a saúde...

Todavia, eu, sendo um apreciador deste tipo de uva, pergunto se o consumo da mesma (não do vinho) terá algum efeito nocivo para a saúde.

Obrigado desde já por toda a atenção dispensada...
Ir para o topo Ir para baixo
karkow
Admin
Admin



Mensagens : 49
Data de inscrição : 27/02/2008
Idade : 44
Localização : Alenquer

Uva americana/morangueira Empty
MensagemAssunto: Re: Uva americana/morangueira   Uva americana/morangueira Icon_minitimeSex Set 10, 2010 4:59 pm

Caro carlitox_rm, confesso que oiço com frequência referências a esses estudos que indicam que o consumo do "vinho morangueiro" será prejudicial para a saúde. Na realidade, ainda não tive oportunidade de ler qualquer artigo sobre esta matéria que aponte neste sentido.

Já li, no entanto, diversa bibliografia que aponta a proibição do "morangueiro" como resultado de interesses económicos.
Este tipo de vinho é, ainda, produzido nos Açores como vinho de cheiro e a paisagem característica que as vinhas conferem, foi protegida pela Comunidade.

Outra referência da bibliografia aponta para a fraca qualidade deste tipo de vinho e para o típico aroma "foxy", que é considerado, por alguns espertos na matéria, como um defeito.

Se alguém souber de algum estudo sobre esta matéria, pode partilhar.
Ir para o topo Ir para baixo
http://enologo.no.sapo.pt
hkunha
Mesa
Mesa



Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/09/2010
Localização : Portugal

Uva americana/morangueira Empty
MensagemAssunto: A bela da uva americana   Uva americana/morangueira Icon_minitimeQui Set 23, 2010 8:27 am

olá

Em relação ao vinho americano (não confundir com o vinho feito nos States) tenho a dizer que de onde eu venho sempre se bebeu desse vinho, não é nenhuma maravilha mas tambem não mata.

Conheço alguns senhores de 70 e muitos anos que toda a vida o beberam e ainda andam aí.

Pelo que julgo saber e não sei onde tive essa informação creio que este vinho terá valores elevados de metanol e assim sendo as uvas definitivamente não fazem mal nenhum.

-
Cunha
Ir para o topo Ir para baixo
carlitox_rm
Mesa
Mesa



Mensagens : 2
Data de inscrição : 09/09/2010

Uva americana/morangueira Empty
MensagemAssunto: Re: Uva americana/morangueira   Uva americana/morangueira Icon_minitimeQui Set 23, 2010 9:05 am

Muito obrigado pelo contributo de todos!! Assim já posso comer uvas americanas sem me pesar a consciência!!! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
rlage01
Mesa
Mesa



Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/10/2010

Uva americana/morangueira Empty
MensagemAssunto: Re: Uva americana/morangueira   Uva americana/morangueira Icon_minitimeQua Out 06, 2010 3:16 pm

nao aconselho o consumo de uva ou vinho morangueiro.
Ir para o topo Ir para baixo
hkunha
Mesa
Mesa



Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/09/2010
Localização : Portugal

Uva americana/morangueira Empty
MensagemAssunto: Re: Uva americana/morangueira   Uva americana/morangueira Icon_minitimeQua Out 13, 2010 5:05 am

não?

então porque? Suspect

Ir para o topo Ir para baixo
renatico
Mesa
Mesa



Mensagens : 2
Data de inscrição : 22/10/2010

Uva americana/morangueira Empty
MensagemAssunto: decreto lei   Uva americana/morangueira Icon_minitimeSex Out 22, 2010 3:58 pm

Boa noite será que algum me pode dizer qual o decreto-lei ou regulamento que impede a comercialização do vinho directo do produtor/vinho morangueiro

cumprimentos vasco
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Uva americana/morangueira Empty
MensagemAssunto: Re: Uva americana/morangueira   Uva americana/morangueira Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Uva americana/morangueira
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Vinhos & Enologia :: Geral :: Boas Vindas-
Ir para: