Vinhos & Enologia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vinhos & Enologia

Vinhos & Enologia
 
PortalPortal  InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Modelos para a previsão do míldio e oídio na videira

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
hugo
Regional
Regional



Mensagens : 23
Data de inscrição : 22/10/2008
Idade : 41
Localização : Santarém/ Cartaxo

Modelos para a previsão do míldio e oídio na videira Empty
MensagemAssunto: Modelos para a previsão do míldio e oídio na videira   Modelos para a previsão do míldio e oídio na videira Icon_minitimeQua Jan 13, 2010 4:24 am

Bons dias,

Gostava de saber se alguém sabe quais os modelos a aplicar aos dados que retiramos de uma estação metrológica para realizar a previsão do aparecimento do míldio e oídio.
Sei que existem algumas formulas, que se inseridas numa tabela de excel ou algo desse tipo ajudaria em muito a fazer este tipo de previsões para uma exploração.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.4hsa.pt
bomporto
Admin
Admin
bomporto


Mensagens : 12
Data de inscrição : 27/08/2009
Localização : Porto

Modelos para a previsão do míldio e oídio na videira Empty
MensagemAssunto: Modelos para a previsão do míldio e oídio na videira   Modelos para a previsão do míldio e oídio na videira Icon_minitimeQua Jan 13, 2010 1:57 pm

ora ja vi uma estação que fazia os calculos por ela mas deduso que isso seja um programa especifico da maquina;
como recolha de dados para exel não estou a ver.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.adelinofranco.blogspot.com
hugo
Regional
Regional



Mensagens : 23
Data de inscrição : 22/10/2008
Idade : 41
Localização : Santarém/ Cartaxo

Modelos para a previsão do míldio e oídio na videira Empty
MensagemAssunto: Re: Modelos para a previsão do míldio e oídio na videira   Modelos para a previsão do míldio e oídio na videira Icon_minitimeQui Jan 14, 2010 4:36 am

A questão não é essa, recolha de dados fazem a maioria, o que gostava de saber é se alguém conhece um modelo (formula) de cálculo para a previsão do mildio e oidio na videira.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.4hsa.pt
david1979
Regional
Regional



Mensagens : 27
Data de inscrição : 05/10/2009

Modelos para a previsão do míldio e oídio na videira Empty
MensagemAssunto: Re: Modelos para a previsão do míldio e oídio na videira   Modelos para a previsão do míldio e oídio na videira Icon_minitimeQui Jan 14, 2010 12:38 pm

Sim! Tens um método aplicado em espanha que consiste no acompanhamento do desenvolvimento de "tanto por cento de desenvolvimento diário de míldio".

O que é que isto relaciona?

Arrow A temperatura média diária com a humidade relativa.

Sendo que para uma determinada temperatura média diária e para uma humidade relativa inferior ou superior a 75% (factor defenido ao longo de anos de estudo e que se pressupõe dado adquirido, ou seja, o desenvolvimento do míldio em função da humidade relativa, só depende desta para valores superiores ou inferiores a 75%).

Por sua vez, a temperatura média é contabilizada a partir dos 12ºc (valor para o qual se pressupõe que com humidade relativa abaixo dos 75%, não existe desenvolvimento do fungo do míldio - Plasmopara viticola Berl. y de Toni).

Não é fácil de explicar assim por escrito, mas quando tiver hipótese, ou scano ou tiro umas fotos das páginas do livro e coloco aqui como exemplo.

Quanto ao oídio - Uncinula Necator Burr. - não conheço um método de previsão acuidado, contudo, posso referir alguns aspectos que serão sempre de ter em conta:

1 - Sensibilidade das castas que compõem o encepamento;
2 - Estados mais sensíveis da videira para esta doença: Cachos visíveis - estado F; Começo da Floração - estado I; Bago de ervilha - estado L; Início de Pintor - estado M;
3 - De referir que as temperaturas para começo de desenvolvimento do fungo começam aos 15ºc, tornando-se óptimas aos 25ºc-28cº, parando o seu desenvolvimento aos 35º (sendo letais temperaturas superiores a 40ºc);
4 - Refiro ainda que o oídio depende só da temperatura e humidade relativa (que tem que ser alta para ocorrer o desenvolvimento deste ectoparasita); sendo que ao contrário do míldio, as chuvas intensas travam o seu desenvolvimento.

Penso que para já, não me alongo mais! affraid Wink

Qualquer coisa... vamos falando, a ver se o fórum ARRIBA!!! geek
Ir para o topo Ir para baixo
hugo
Regional
Regional



Mensagens : 23
Data de inscrição : 22/10/2008
Idade : 41
Localização : Santarém/ Cartaxo

Modelos para a previsão do míldio e oídio na videira Empty
MensagemAssunto: Re: Modelos para a previsão do míldio e oídio na videira   Modelos para a previsão do míldio e oídio na videira Icon_minitimeQui Jan 14, 2010 5:08 pm

Obrigado pela resposta.
Enquanto procurava encontrei um documento com o "O Modelo EPI- Míldio da Videira", tem um estudo realizado em Portugal utilizando este modelo, que não é mais do que uma fórmula cujo resultado é o seguinte:

Modelos para a previsão do míldio e oídio na videira Imagem2yb.th

Se quiserem posto o estudo completo, é um pdf. (Não sei é como se mete anexos no forum, se alguém puder ajudar, agradecia)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.4hsa.pt
david1979
Regional
Regional



Mensagens : 27
Data de inscrição : 05/10/2009

Modelos para a previsão do míldio e oídio na videira Empty
MensagemAssunto: Re: Modelos para a previsão do míldio e oídio na videira   Modelos para a previsão do míldio e oídio na videira Icon_minitimeSex Jan 15, 2010 1:40 pm

hugo escreveu:

Se quiserem posto o estudo completo, é um pdf. (Não sei é como se mete anexos no forum, se alguém puder ajudar, agradecia)

Caro amigo, acho que será mais fácil colocar o link que é este: http://www.drapalg.min-agricultura.pt/downloads/projectos/eavisosalg/Projecto%20Agro%208.2-Relatorio_mildiodavideira.pdf

Se é esse tipo de aplicação que o amigo procura...

Eu pessoalmente acho que é pouco aplicável na prática ao comum dos mortais! E uma situação é a previsão do risco potencial de infecção que poderá ser entendido como a gravidade do ataque caso haja condições de infecção e outra coisa será, a determinação de ocorrência de factores climáticos, culturais e fenológicos que determinam a ocorrência da doença caso esta exista no terreno (resto de folhas da campanha anterior). Penso eu de que... Razz Mas sou sincero, ainda não li o método todo. Foi só leitura na diagonal...
Ir para o topo Ir para baixo
hugo
Regional
Regional



Mensagens : 23
Data de inscrição : 22/10/2008
Idade : 41
Localização : Santarém/ Cartaxo

Modelos para a previsão do míldio e oídio na videira Empty
MensagemAssunto: Re: Modelos para a previsão do míldio e oídio na videira   Modelos para a previsão do míldio e oídio na videira Icon_minitimeSáb Jan 16, 2010 8:02 am

Por acaso não conhecia esse estudo.
Acho que consegui mete-lo num link: Modelo de EPI
Depois encontrei também outro que ao que percebi é muito utilizado na Alemanha chamado modelo de OiDiag, mas ainda estou a recolher informações sobre esse.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.4hsa.pt
david1979
Regional
Regional



Mensagens : 27
Data de inscrição : 05/10/2009

Modelos para a previsão do míldio e oídio na videira Empty
MensagemAssunto: Re: Modelos para a previsão do míldio e oídio na videira   Modelos para a previsão do míldio e oídio na videira Icon_minitimeSeg Jan 18, 2010 1:44 pm

hugo escreveu:
Por acaso não conhecia esse estudo.
Acho que consegui mete-lo num link: Modelo de EPI
Depois encontrei também outro que ao que percebi é muito utilizado na Alemanha chamado modelo de OiDiag, mas ainda estou a recolher informações sobre esse.

Gracias... Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Modelos para a previsão do míldio e oídio na videira Empty
MensagemAssunto: Re: Modelos para a previsão do míldio e oídio na videira   Modelos para a previsão do míldio e oídio na videira Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Modelos para a previsão do míldio e oídio na videira
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Fotos de interesse para a Viticultura

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Vinhos & Enologia :: Viticultura :: Tratamentos fitossanitários-
Ir para: