Vinhos & Enologia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vinhos & Enologia

Vinhos & Enologia
 
PortalPortal  InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Touriga Nacional - Clones

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
hugo
Regional
Regional



Mensagens : 23
Data de inscrição : 22/10/2008
Idade : 41
Localização : Santarém/ Cartaxo

Touriga Nacional - Clones Empty
MensagemAssunto: Touriga Nacional - Clones   Touriga Nacional - Clones Icon_minitimeQua Dez 16, 2009 11:25 am

Boa tarde,

Penso que não seria bem nesta parte que deveria deixar este post, mas como não existe outro dedicado propriamente às castas...

A minha questão é a seguinte, existe algum sítio de onde possa retirar informações mais concretas sobre os diferentes clones de Touriga Nacional? Encontro-me de momento a fazer umas pesquisas para colocar umas vinhas, e em relação aos viveiristas, eles apenas informam que têm este ou aquele clone e, até agora, nenhum foi capaz de me fornecer informações específicas sobre cada um dos clones.

Sendo uma vinha um projecto de a longo prazo, penso que é importante conhecer bem e escolher bem qual o clone que mais se adequa ao local e tipo de vinho que queremos fazer.
Obrigado pela vossa ajuda.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.4hsa.pt
david1979
Regional
Regional



Mensagens : 27
Data de inscrição : 05/10/2009

Touriga Nacional - Clones Empty
MensagemAssunto: Re: Touriga Nacional - Clones   Touriga Nacional - Clones Icon_minitimeQua Dez 16, 2009 12:33 pm

Boa noite!

Penso que o amigo está a fazer o que é extremamente correcto, visto que a selecção clonal permite-nos ter a certeza da qualidade do material que vamos plantar na nossa vinha. É contudo extremamente importante que guarde os comprovativos de compra dos futuros bacelos prontos, uma vez que alguns viveiristas "perdem", ao longo do processo de replicação dos clones, a qualidade sanitária que afirmam ter!

Mais objectivamente, acho que se deve dirigir à estação vitivinicola da região reside e aí poderá obter informação específica sobre os clones disponíveis (principalmente os das castas regionais).

Era o que eu faria...

Disponha!

David
Ir para o topo Ir para baixo
JVB
Mesa
Mesa



Mensagens : 1
Data de inscrição : 08/04/2011

Touriga Nacional - Clones Empty
MensagemAssunto: Re: Touriga Nacional - Clones   Touriga Nacional - Clones Icon_minitimeSex Abr 08, 2011 4:07 pm

Boa noite


Plantei uma vinha á 4 anos Touriga Nacional Touriga Francesa e Tinta Roriz
em que a base é TN e não sei qual o clone há alguma forma de o identificar??



Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Touriga Nacional - Clones Empty
MensagemAssunto: Re: Touriga Nacional - Clones   Touriga Nacional - Clones Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Touriga Nacional - Clones
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Vinhos & Enologia :: Viticultura :: Condução e poda da videira-
Ir para: