Vinhos & Enologia

Vinhos & Enologia
 
PortalPortal  InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Tipo de solos

Ir em baixo 
AutorMensagem
paulacc
Mesa
Mesa


Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/11/2008

MensagemAssunto: Tipo de solos   Ter Nov 25, 2008 3:32 pm

Ola,

Os solos não são todos iguais, uns são mais ricos que outros. Gostaria de saber que tipo de solo deve ter uma vinha? Dever ser rico em fosforo, em potássio ou magnésio?

Cumprimentos,

Paula
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
david1979
Regional
Regional


Mensagens : 27
Data de inscrição : 05/10/2009

MensagemAssunto: Solos   Seg Out 05, 2009 12:01 pm

Olá Paula!

Antes tarde do que nunca! cheers

Como é óbvio, existirão solos com maior aptidão que outros para receber uma vinha, contudo, cabe-me dizer que da experiência que tenho, conseguirás ter uma vinha praticamente em qualquer tipo de solo (desde que este não se situe debaixo de água... lol! ). Como técnico, posso é afirmar que plantar uma vinha, assim como qualquer outra cultura sem estudar todos os aspectos climáticos (insolação - maturação e crescimentos (intevem na fotossintese, processo sem qual a planta morre); chuva e humidade relativa - doenças e pragas; temperatura - doenças e pragas), assim como os apectos edáficos/solo (textura, estrutura, permeabilidade (aspectos físicos) e todos os aspectos químicos (pH, Complexo de troca, macro e micronutrientes), estará condenada ao fracasso, quanto mais não seja porque nunca se explorará o total potencial das plantas.

Agora poderás dizer que mo tempo dos teus avós, eles não tinham nada disto e as culturas produziam e muito... E com toda a razão, mas o que é facto é que a poluição dos solos e a degradação do ambiente, não começou ontem, começou há imenso tempo atrás, por isso, resta-nos perceber o que os antigos faziam, adaptando-o ao que é actual, tecnológico e rentável, de forma a protegermos o ambiente e o homem, conseguindo o máximo das culturas que pretendemos produzir.

Tudo isto para dizer que não poderás plantar uma vinha em cima de uma barroco, mas poderás sempre, munida das ferramentas certas (análises de terra e perfil de solo, adaptabilidade da casta e do cavalo...) fazer quase o impossível e com resultados bestiais!

Boa sorte! Wink
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Tipo de solos
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Apresentação
» Governo aumenta o imposto de brinquedos importados!
» Hola Chicas, soy nueva
» Maquinario para fabricar pins
» [Discussão] - Evoluindo o FH

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Vinhos & Enologia :: Viticultura :: O solo-
Ir para: