Vinhos & Enologia

Vinhos & Enologia

PortalPortal  InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Ajuda Vinho Tinto Baga

Ir em baixo 
AutorMensagem
MCSOARES
Mesa
Mesa

MensagemAssunto: Re: Ajuda Vinho Tinto Baga   Qua Jun 11, 2008 6:32 am

Exmos. Senhores

O meu vinho tinto maduro, de casta Baga, este ano ficou com sabor a "verde", foi analisado no instituto da vinha e do vinho de Anadia e disseram-me que o processo de fermentação malolactica não foi feito como devia ser.

Perguntei se havia forma de corrigir ou ajudar o vinho a efectuar esta fermentação e não obtive uma resposta clara, foi-me dito que talvez melhorasse com o decorrer do tempo.

Em face desta situação, vinha recorrer a este Forum, com a esperança de uma ajuda técnica que me ajude a recuperar este vinho e que futuramente eu saiba o "modus operandi" correcto.

Agradecido desde já pela vª. atenção, fico a aguardar os vossos comentários.

M/cumprimentos

MCSOARES
Ver perfil do usuário
karkow
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Ajuda Vinho Tinto Baga   Qua Jun 11, 2008 7:01 pm

Caro MCSOARES:

Pelo que nos conta parece que o seu vinho não sofreu a FML (Fermentação Maloláctica), ou sofreu-a parcialmente. Não tendo mais elementos analíticos sobre o seu vinho, não posso afirmar com certeza absoluta que seja este o defeito.

Posso, isso sim, aproveitar para esclarecer algumas questões recorrentes sobre a FML.

O ácido málico constitui, em conjunto com o ácido tartárico, um dos principais ácidos orgânicos presentes no mosto da uva e, após fermentação alcoólica, no vinho.

Descrito como conferindo sensações de verdor e aspereza, na vinificação moderna procura-se, frequentemente, a desacidificação do vinho através de uma fermentação Maloláctica.
Trata-se da transformação do ácido málico em ácido láctico pela acção de Bactérias Lácticas ou de algumas estirpes de leveduras.

A FML pode e deve ser controlada. Há vinhos que beneficiam, mas há outros que são prejudicados, caso ocorra, existindo alguns que justificam apenas uma FML parcial.

Quando a FML é pretendida, é usual o uso de estirpes seleccionadas de Batérias Lácticas de origem comercial. A altura mais acertada para o seu uso ainda não é consensual, pois alguns mostos/vinhos fazem a FML de forma natural durante a Fermentação Alcoólica, ou mais tarde, quando as temperaturas começam a subir e/ou o teor de sulfuroso é mais baixo, daí o conselho que lhe deram.

Caso se pretenda a FML no vinho, será recomendável o uso de estirpes seleccionadas de Batérias Lácticas recomendadas pelo seu Enólogo. Será a melhor forma de ter controlo sobre este processo.

Espero ter ajudado.

Melhores cumprimentos.

Alijo
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Ajuda Vinho Tinto Baga   Qua Jun 18, 2008 3:48 am

Em relação ao problema, se de facto é a presença de uma quantidade elevada de ácido málico no vinho, só resta agora resolver esse problema, para isso será sempre necessário saber mais informação sobre o vinho, assim como alguns parâmetros analiticos para que seja possivel promover uma solução.

Cumprimentos
Ver perfil do usuário http://vinhoseenologia.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ajuda Vinho Tinto Baga   

Ajuda Vinho Tinto Baga
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Ajuda precisa-se.
» [Ajuda] Peça que prende o cinto do Afrodite 1.0
» Ajuda no Blog Cloth Myth Revolution
» Ajuda, Fiz uma compra no ebay.