Vinhos & Enologia

Vinhos & Enologia

PortalPortal  InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Madeira ou fruta?

Ir em baixo 
AutorMensagem
karkow
Admin
Admin

MensagemAssunto: Madeira ou fruta?   Seg Mar 17, 2008 7:44 am

Tenho na ideia, que o consumidor está cada vez menos favorável a vinhos com excessos.
Os vinhos muito concentrados, com grande extracção, e madeirizados parecem-me feitos para provas, tornando-se enjoativos para o consumidor que os pretende, na verdade, beber.

O consumidor regular de vinhos da gama média-alta, parece começar a preferir vinhos mais elegantes, com aromas subtis e com madeira q.b., sem marcar o aroma, muito bem incorporada.

Por outro lado, tenho assistido ao lançamento e à valorização de vinhos sem estágio em madeira, jovens e frutados.

Que opinião têm sobre o assunto?

Alijo
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Madeira ou fruta?   Ter Mar 25, 2008 9:27 am

Na minha opinião, existe mercado para tudo.
Nos ultimos anos houve um exagero na utilização da madeira nos vinhos, em que devido à "moda", era utilizada em quase todos os tipos de vinho.
Pois bem sabemos que cada vinho é um vinho e nem todos casam com a madeira e outros nem são para casar.
Existem actualmente vinhos brancos que casam muito bem com a madeira e vêm-se já no mercado uma boa variedade de vinhos brancos que fermentaram e/ou estagiaram com a madeira.
Pessoalmente gosto de um bom casamento do vinho com a madeira, mas prefiro de longe um vinho a saber e a cheirar a vinho do que a madeira.

Salut!!
Ver perfil do usuário http://vinhoseenologia.forumeiros.com
tmr
Mesa
Mesa

MensagemAssunto: madeiras....   Qua Mar 11, 2009 7:59 am

...

Última edição por tmr em Qua Abr 02, 2014 5:01 am, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
Moura
Mesa
Mesa

MensagemAssunto: Madeira ou Fruta   Qua Abr 01, 2009 4:13 pm

Pois é...

Na minha opinião, o consumidor moderno quer vinhos frutados sem madeira, ou entao com um toque apenas.
Uma boa alternativa ás barricas são as aduelas, as quais ja tivemos oportunidade experimentar. . O resultado foi um vinho com um aroma a especiarias, baunilha, e conservando toda a sua fruta. Realmente é um investimento que compensa.
Pena é que esse vinho ainda está na cuba á espera de ser engarrafado, uma vez que por estas bandas preferem os vinhos velhos quase a apodrecer.
Mas sem dúvida que concordo que os vinhos cheios de madeira neste momento estão um pouco fora da rota do consumidor comum.

Cumprimentos
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Madeira ou fruta?   

Madeira ou fruta?
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Loja] Ebay Roupa Myth Cloth
» Hot Rod Trailer - Finalizado 23.05.15

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Vinhos & Enologia :: Enologia :: Estágio-